É possível “aprender a ser feliz”?

É possível “aprender a ser feliz”? Esse é o principal objetivo da Riverbend School, que está sendo criada na Índia e deve ser inaugurada em 2020. Nesta escola os alunos irão decidir o que querem aprender e aprenderão através da experiência.A base? Relacionamento. O formato e disposição dos prédios seguirá o conceito das aldeias, que costuma promover relações fortes.
Para ler e refletir!

Uma nova escola na Índia planeja revolucionar o modelo tradicional de educação de uma forma bastante inusitada: ensinando seus alunos a serem felizes. Chamada Riverbend School, a instituição se dedicará a desenvolver a personalidade e o caráter dos estudantes, em vez de se concentrar nas matérias convencionais.

Fundada por um grupo de empresários sem qualquer experiência no ramo da educação, a iniciativa surgiu como uma oportunidade de transformar o conceito das escolas tradicionais, deixando de lado as grades curriculares padronizadas para inserir “ingredientes” como equilíbrio, inteligência emocional e confiança.

Se você pensa em escolas típicas, a prioridade é a aquisição do conhecimento – encurralando as cabeças das crianças com informações, habilidades e, se você tiver sorte, talvez sua escola se preocupe com sua personalidade e caráter e com o tipo de pessoa que você é. – Danish Kurani (arquiteto responsável pelo projeto)

Projetada para promover o cultivo da felicidade, Riverbend School será destinada a alunos da 6ª série até o ensino médio. O campus será construído em uma área rural fora da metrópole de Chennai, no extremo sul da Índia, sendo completamente cercado por terras agrícolas e águas oceânicas.

Riverbend School 01
O campus será construído no extremo sul da Índia (Crédito: Kurani)

Riverbend School, a escola-aldeia

Danish Kurani esboçou o projeto da escola sob a inspiração de um dos mais longos estudos sobre a vida adulta. O estudo, vinculado ao Harvard Study of Adult Development, monitorou milhares de pessoas nos últimos 80 anos e concluiu que relacionamentos fortes são fundamentais para uma vida feliz.

Riverbend School 02
Riverbend School foi projetada para promover o cultivo da felicidade (Crédito: Kurani)

Ao refinar sua pesquisa, Kurani descobriu que o formato das aldeias normalmente costuma promover relações fortes. Assim, decidiu projetar o design do campus escolar de modo a imitar uma aldeia, com ambientes centrais comuns a todos, espaços recreativos, prédios acadêmicos, becos e ruelas.

Riverbend School 03
A escola ensinará os estudantes a aprender a pensar de forma independente (Crédito: Kurani)

O campus será composto por um centro de educação (destinado a estudar a eficácia das técnicas da escola), um deck de meditação (oferecendo aos alunos e professores um lugar calmo para reflexões matinais e prática de ioga) e um exuberante jardim zen (para que os estudantes possam relaxar e refletir na natureza).

Riverbend School 04
O deck de meditação será um lugar calmo para reflexões matinais e prática de ioga (Crédito: Kurani)

O design da Riverbend School também abrange estábulos de animais domésticos (para que os alunos cuidem de pequenos animais, desenvolvam a empatia e aprimorem a conexão com o ambiente) e espaços agrícolas (de modo a incentivar o cultivo de verduras e legumes que serão servidas depois nas refeições).

Riverbend School 05
A estruturá do campus abrangerá espaços recreativos e prédios acadêmicos (Crédito: Kurani).

Aprendendo a viver uma vida mais feliz

Os alunos serão ensinados a viver uma vida mais feliz com base nas Vedas, as escrituras sagradas mais antigas da história, associadas à religião hindu. Mas, no que diz respeito às disciplinas, a escola não terá um currículo padrão: os alunos irão decidir o que querem aprender e aprenderão através da experiência.

Riverbend School 06
Os alunos serão ensinados a viver uma vida mais feliz com base nas Vedas (Crédito: Kurani)

Em vez de transmitir um conjunto engessado de informações, os professores ensinarão temas ou habilidades que os estudantes tenham interesse (meditação, poesia, basquete, etc.), expondo-os a uma gama de novos conteúdos. Com a metodologia, os alunos irão aprender a pensar de forma independente.

A relevância do conhecimento é muito limitada. Qualquer que seja o conhecimento que se ensine na escola hoje pode não ser um conhecimento que deva ser ensinado daqui a cinco anos. Ou pode não ser relevante para uma grande proporção das crianças. Então, por que nós vamos ensinar alguma dessas coisas? – Vivek Reddy

Riverbend School 07
O campus terá um exuberante jardim zen (Crédito: Kurani)

Desafios à vista

A abordagem da Riverbend School é desafiadora e contraria os regulamentos educacionais indianos. Reddy reconhece que “não é uma escola para todos” e que muitos pais não se sentem à vontade com a metodologia sugerida, mas alguns deles concordam com a filosofia da escola.

Riverbend School iniciará suas construções neste ano e deverá ser concluída até 2020. Embora tenha a convicção de que não resolverá o problema da educação sozinho, Vivek Reddy está confiante de que o modelo apresentará excelentes resultados e poderá ser incorporado por outras escolas no futuro.

Deixe uma resposta